Diretrizes para Autores
Os artigos propostos devem ser enviados em dois arquivos, um no formato doc ou docx (Microsoft Word) e outro no formato PDF (Adobe Acrobat) com as seguintes formatações de acordo com a NBR 14.724/2005 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT:
ü Letra: Times New Roman
ü Tamanho da letra: 12
ü Formato do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm)
ü Margem superior e esquerda: 3 cm
ü Margem inferior e direita: 2 cm
ü Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas
ü Quantidade de páginas: no mínimo 15 e no máximo 25 laudas de elementos textuais (corpo do texto, citações, notas, tabelas, quadros, figuras). Resenhas e informes poderão ter uma extensão máxima de 5 laudas.
As páginas devem ser numeradas a partir da página de rosto, no canto superior direito.
Os manuscritos poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol. Trabalhos escritos em inglês e espanhol também deverão se submeter às normas da ABNT.
ESTRUTURA DOS TRABALHOS
- Ficha de identificação: Devem ser enviadas em um arquivo separado do restante do artigo, a fim de garantir o anonimato no processo de apreciação dos trabalhos pelos avaliadores, contendo as seguintes informações: título do trabalho, nome do autor, instituição principal à qual o autor se vincula, cargo ou função que exerce, título e/ou formação acadêmica, endereço, telefone, e-mail e/ou outras formas de contato.
- Título (com tradução para o inglês). No caso de o trabalho ser redigido em inglês ou em espanhol, deverá constar a tradução do título para o português;
- Resumo do trabalho, com no máximo 250 palavras, seguido de palavras-chave (com no máximo cinco palavras ou expressões) padronizados de acordo com a NBR 6028/2003 da ABNT sobre resumos.
- Abstract, com no máximo 250 palavras, seguido de key words.
- Tabelas: devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto, com um título sucinto, porém explicativo, o qual deverá constar sobre a tabela. Todas as explicações devem ser apresentadas em notas de rodapé e não no cabeçalho, indicadas por asterisco (*). A formatação das tabelas deve utilizar apenas comandos de tabulação (“tab”) e nova linha (“enter”). Não usar funções de criação de tabelas, sublinhar ou desenhar linhas dentro das mesmas, usar espaços para separar colunas, comandos de justificação, nem tabulações decimais ou centralizadas;
- Figuras (fotografias, desenhos, gráficos): devem ser enviados no formato JPG, alta resolução gráfica, numeradas de acordo com a ordem que aparecem no texto, sendo que todas as explicações devem ser colocadas nas legendas. O Conselho Editorial se dá o direito de suprimir ilustrações excessivas ou redundantes. A expressão “gráfico” não deve ser utilizada. Gráficos devem ser denominados como “figuras” e apresentados em preto e branco ou coloridos, em duas ou três dimensões.
- Citações: Citações literais curtas (até três linhas) são integradas ao texto, entre aspas; citações longas (transcrições com mais de três linhas) vão em parágrafo próprio, sem aspas, com entrelinha simples, fonte Times New Roman, tamanho 10. Toda e qualquer citação, seja formal (transcrição), seja conceptual (paráfrase), deve obedecer ao sistema Autor-Data (conforme NBR 10520/2002 da ABNT), pelo qual as citações são indicadas pelo sobrenome do autor seguido da data de publicação, separados por vírgula e entre parênteses. Quanto for necessário especificar a página da obra consultada, esta deverá seguir a data, separada por vírgula.
- Referências: A lista de referências, por ordem alfabética de sobrenome de autor, deve vir no final do texto, e seguir as orientações da NBR 6023/2002, da ABNT. Nas referências com mais de três autores, cita-se o primeiro seguido da expressão et al., respeitando-se uma só orientação em todo o artigo. Até três autores, citam-se os três. O título do periódico, do livro, da dissertação/tese deve estar em negrito. Os títulos dos periódicos deverão ser abreviados de acordo com os critérios da norma ISO 4 - List of serial title word abbreviations (Abreviação de títulos de periódicos) – 1984. Todas as referências devem ser alinhas a margem esquerda do texto.
ALGUNS EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS
LIVRO
CORMEN, Thomas H. Algoritmos: teoria e prática. Traduzido por Vandenberg D. de Souza. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. 916 p.
CAPÍTULO DE LIVRO:
DUTRA, Loreni Bruch. O papel do pedagogo na atualidade In: COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa (Org.). Colóquios temáticos em educação: polêmicas da atualidade. Campinas, SP: Alínea, 2005, p.61-68.
MEIO ELETRÔNICO:
BONENTE, Daniele; COSTA, Rosana Gisele C. P. da; RESQUE JÚNIOR, Felipe. Análise do padrão de desmatamento no município de Rurópolis, na área de influência da BR-163, utilizando o mapeamento participativo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13, 2007, Florianópolis. Anais eletrônicos… Florianópolis: INPE, 2007. Disponível em: <http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.15.22.01.46/doc/3763-3769.pdf>. Acesso em: 20 jun 2007.
MONOGRAFIA EM MEIO ELETRÔNICO
SOARES FILHO, B. S. Modelagem da dinâmica de paisagem de uma região de fronteira de colonização Amazônica. 1998. 299 f. Tese (Doutorado em Engenharia). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Transporte, 1998. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/cursos/tutoriais/modelagem/referencias/tese_britaldo/tese.html>. Acesso em: 20 ago. 2008.
PERIÓDICO:
GRINOVER, Ada Pelegrini. A defesa penal e sua relação com a atividade probatória. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, ano 10, n. 40, p. 91-104, out./dez., 2002.
TESE
TANABE, Celso Shiguetoshi. Viabilidade da análise exergética na elaboração de tarifas de energia elétrica. 1997. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Curso de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1998.
OBSERVAÇÕES
- O trabalho recebido passa por um processo de revisão por especialistas. Após receber os pareceres, o Conselho Editorial avalia-os e decide pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, um determinado artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos e, a qualquer momento, pode ter sua recusa determinada. Mas cada versão é sempre analisada pelo Conselho Editorial, que detém o poder da decisão final.
- As opiniões emitidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade de seus autores.
- Podem ser aceitos para análise, além do português, artigos em espanhol e inglês.
- Será distribuído um exemplar da revista para cada trabalho publicado.
- A comissão editorial enviará um e-mail de confirmação de recebimento do artigo em até 72 horas após a chegada do mesmo com o trabalho original enviado pelo (s) autor (es).
- Se após o prazo de 72 horas não receber o e-mail de confirmação, favor entrar em contato com a Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Santarém por telefone ou por e-mail.
ENDEREÇO PARA SUBMISSÃO/CONTATO
Os trabalhos científicos enviados para a publicação por e-mail, bem como a correspondência a eles pertinente, devem ser encaminhados para o e-mail:
pesquisa.stm@ulbra.br