EDUCOMUNICAÇÃO, CIDADANIA E ECOLOGIA: APRENDIZADOS DE SUJEITOS EDUCANDOS NA CIDADE ESCOLA AYNI
Resumo
O artigo explora os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as apropriações das práticas comunicacionais e educativas da Cidade Escola Ayni (Guaporé-RS) por sujeitos educandos, a fim de compreender sua contribuição para a construção e o exercício da cidadania vinculada à ecologia. Para situar a construção teórico-metodológica, são explicitados os conceitos que fundamentam a pesquisa – educomunicação, sujeitos comunicantes, apropriações comunicacionais e midiáticas, e cidadania vinculada à ecologia –, assim como as estratégias metodológicas, que incluem observação participante, oficina de arte ecológica e entrevistas. Os resultados da pesquisa exploram o processo educomunicativo em desenvolvimento na escola, mediações envolvidas e saberes construídos, demonstrando concretizações produtivas e alguns fatores limitantes na formação vinculada à construção de cidadania ecológica.
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PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.68.06
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