EDUCOMUNICAÇÃO, CIDADANIA E ECOLOGIA: APRENDIZADOS DE SUJEITOS EDUCANDOS NA CIDADE ESCOLA AYNI

Carine Filippi Chiella Nichele, Jiani Adriana Bonin

Resumo


O artigo explora os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as apropriações das práticas comunicacionais e educativas da Cidade Escola Ayni (Guaporé-RS) por sujeitos educandos, a fim de compreender sua contribuição para a construção e o exercício da cidadania vinculada à ecologia. Para situar a construção teórico-metodológica, são explicitados os conceitos que fundamentam a pesquisa – educomunicação, sujeitos comunicantes, apropriações comunicacionais e midiáticas, e cidadania vinculada à ecologia –, assim como as estratégias metodológicas, que incluem observação participante, oficina de arte ecológica e entrevistas. Os resultados da pesquisa exploram o processo educomunicativo em desenvolvimento na escola, mediações envolvidas e saberes construídos, demonstrando concretizações produtivas e alguns fatores limitantes na formação vinculada à construção de cidadania ecológica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.68.06

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.