A EDUCAÇÃO ESCOLAR KARITIANA NO ESTADO DE RONDÔNIA/RO E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DIFERENCIADA

Carlos Magno Naglis Vieira, Joel Batista Pitana Karitiana, Laura Borges Nogueira

Resumo


Construído a partir das experiências acadêmicas dos autores, o texto, busca apresentar a Educação Escolar Karitiana em Rondônia/RO e os desafios para a construção de uma escola diferenciada. No diálogo com os intelectuais indígenas, a escola é aquela que respeita a identidade, valoriza a língua, dialoga com os saberes e conhecimentos Karitiana, apoia a especificidade e tem na cultura a centralidade para a construção de suas práticas pedagógicas. O texto sinaliza que os Karitiana têm seus próprios processos educativos na comunidade e nos diferentes espaços, luta contra os posicionamentos contraditórios do estado e busca o respeito para a compreensão de uma gestão indígena, de projeto político pedagógico diferenciado e intercultural para as escolas, além de um currículo específico que contemple a pedagogia Karitiana.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.68.01

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.