TENSÕES ENTRE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA (ILF) E COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELF):INVESTIGANDO REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS.

Jeová Araújo Rosa Filho, Ivo Camargo André Alves, Ítalo Carlos Alencar

Resumo


Este artigo investiga como representações de professores e alunos, quanto a suas práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa, se orientam pelos paradigmas de inglês como língua franca (ILF) e/ou inglês como língua estrangeira (ILE). O estudo de natureza qualitativa fundamentou-se na análise interpretativa de dados advindos de questionários. Os resultados revelam tensões entre ILE e ELF quando consideradas as práticas linguageiras dentro e fora da escola. As representações dos professores apontam, em sua maioria, para o paradigma do ILF. Por outro lado, as narrativas dos alunos ilustram contradições entre práticas comunicativas que apontam para o ILF e um sistema de crenças fundamentado em aspectos constituintes do paradigma do ILE.

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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.68.09

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