INDIGENOUS ACADEMICS AT AMAZONAS STATE UNIVERSITIES: A STUDY FROM AN ETHNOLINGUISTIC PERSPECTIVE

Larissa Menezes de Freitas, Silvana Andrade Martins

Resumo


RESUMO: Este estudo objetiva realizar um levantamento, no meio acadêmico, da situação de línguas étnicas entre estudantes indígenas de universidades do estado do Amazonas. A relação entre língua e cultura e os seus impactos quanto à vida e vivência dos discentes presentes nesta investigação também é pautada. Norteia-se a partir dos trabalhos de Barreto (2010), John Lyons (1987), Lima e Martins (2018), e Yaguarê Yamã, Elias Yaguakãg, Egídia Reis e Mário José (2021). O estudo dialoga com uma pesquisa quali-quantitativa, realizada através da plataforma Google Forms (formulários do Google), com alunos indígenas de nível superior entre 17 e 40 anos ou mais, abarcando 21 participantes de 11 povos, dentre os quais: Baré, Kambeba, Maraguá, Matsés, Mayoruna, Munduruku, Parintintin, Piratapuya, Sateré-Mawé, Tikuna e Tuyuca.



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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.68.03

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