NEURODIVERSIDADES, SUBJETIVAÇÃO DISCIPLINAR E EDUCAÇÃ0 PERSONALIZADA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT
Resumo
O presente artigo pretende estabelecer uma conexão entre o movimento das neurodiversidades, a forma de subjetivação característica do poder disciplinar e as propostas de educação personalizada. Argumentamos que o movimento das neurodiversidades não constitui uma posição específica no interior das neurociências ou dos saberes “psi”, mas um movimento social com características específicas. Em seguida, apontamos semelhanças entre as formas de subjetivação atuantes no contexto das neurodiversidades e a forma da subjetivação disciplinar tematizada por Foucault. Por fim, apresentamos como algumas propostas de educação personalizada para pessoas neurodivergentes constituem expressão do avanço da racionalidade neoliberal sobre o campo da educação.
Palavras-chaves: Neurodiversidades; Subjetivação Disciplinar; Educação Personalizada
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.68.07
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.