Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica

Maricel Mena Mena López, Nevis Balanta, Nathália Montezuma

Resumo


Este artigo introduz os temas do pluralismo e do diálogo interreligioso como pressupostos necessários para um exercício dialógico entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas. O texto evidencia a presença do currículo nulo ao proscrito no ensino religioso escolar e propõe uma educação nossótrica transnacional das humanidades que nos ajuda na superação de discursos racistas, nacionalistas e identitários sectários. Posteriormente, se analisa o texto de Atos 17:1-32 mostrando os conflitos religiosos no início do cristianismo e recuperando um mito da tradição iorubá como forma de aprendizado para além do mundo judaico-cristão. A linha metodológica transversal do artigo é uma educação dialógica e nossótrica vinda da tradição filosófica ubuntuista “eu sou porque nós somos”.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.65.07

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