The III Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe: considerations about interculturality, decoloniality and race
Resumo
A cada 10 anos a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, convoca Estados, Governos e Universidades para Conferência Regional de Educação Superior para América latina e Caribe - CRES, a fim de debater os rumos do ensino superior latino-americano. Utilizando as técnicas metodológicas de análise de conteúdo de BARDIN (1977), este trabalho buscou analisar os documentos finais - Declaração final e Plano de ação CRES2018-2028 - da III Conferência Regional de Educação Superior, que ocorreu em 2018, Córdoba, Argentina, abordando como a perspectiva decolonial é encontrada nesses. Tendo por palavra-chave: inclusão, acesso e diversidade, destacou-se como as relações raciais aparecem nos documentos. Tendo como referencial teórico: Walsh (2018), Maldonado-Torres (2007; 2018), Grosfoguel (2016; 2018) e Mignolo (2018) e Paul Gilroy (2012), foi estabelecido um debate sobre interculturalidade e decolonialidade, expondo seus pontos convergentes e divergentes para construção de um ensino superior democrático no Brasil. Com isso, conclui-se Améfrica é um território marcado pela lógica moderna/colonial e com isso as políticas de ações afirmativas adotadas no ensino superior brasileiro constituem-se como um debate em aberto que devem estar inseridos em uma projeto decolonial mais amplo articulado uma proposta intercultural crítica a fim de incluir também os saberes, cosmovisões e formas de produzir conhecimento dos grupos afrodiaspóricos e afro-brasileiros.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.65.06
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.