Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
Resumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre o perfil dos estudantes do curso de letras no contexto amazônico, apontando aspectos étnico-raciais. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos sociodemocráticos e a formação dos estudantes na faculdade. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e temáticas. Os resultados indicam a diversidade étnico-racial e o que precisa ser superado diante dos processos excludentes. Os temas identificados revelaram a universidade como lugar de realização e satisfação, obstáculos e resiliência e desigualdades socioespaciais. Propõe-se uma pedagogia amazônica, capaz de reivindicar o fortalecimento da presença africana e indígena na formação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.65.11
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.