Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course

Iolete Ribeiro da Silva, Vitória Maria da Silva Miranda, Edson Jader Ribeiro Cabo Verde Junior, Adria de Lima Sousa

Resumo


Este estudo tem como objetivo refletir sobre o perfil dos estudantes do curso de letras no contexto amazônico, apontando aspectos étnico-raciais. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos sociodemocráticos e a formação dos estudantes na faculdade. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e temáticas. Os resultados indicam a diversidade étnico-racial e o que precisa ser superado diante dos processos excludentes. Os temas identificados revelaram a universidade como lugar de realização e satisfação, obstáculos e resiliência e desigualdades socioespaciais. Propõe-se uma pedagogia amazônica, capaz de reivindicar o fortalecimento da presença africana e indígena na formação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.65.11

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.