A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES

Juliana Mottini Klein, Andrize Ramires Costa

Resumo


A importância da Educação Física para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil tem sido objeto de estudos e pesquisas. Pretendendo analisar como a Educação Física vem sendo desenvolvida no contexto da Educação Infantil, este artigo tem como objetivo verificar se são oferecidas propostas que visam desenvolver o campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos nas crianças dessa etapa e como estas ocorrem em uma escola municipal de Educação Infantil da rede de São Leopoldo/RS. Dessa forma, utilizando a metodologia qualitativa, buscou-se uma melhor compreensão da realidade através de respostas adquiridas em questionários on-line semiestruturados com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Estes, por sua vez, foram enviados via plataforma Google Forms, apresentando uma amostra de respostas obtidas de 10 docentes e 10 familiares das crianças. Este instrumento foi utilizado para a produção dos dados sobre o tema em estudo. Após a análise desses dados, percebeu-se que, com intencionalidade e objetivos definidos, são oferecidas, frequentemente, às crianças propostas variadas que contemplam o campo de experiência acima citado.
Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física; Corpo; Movimento.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.66.07

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.