VOZES DE GESTORES DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL SOBRE A EJA NA PANDEMIA
Resumo
Este artigo apresenta resultado de pesquisa envolvendo os processos de Gestão da Educação de Jovens e Adultos - EJA em tempos de pandemia de Covid 19, que demandaram protocolos de segurança e o afastamento social, interrompendo o acesso presencial dos estudantes, às escolas. Trata-se de pesquisa qualitativa visando conhecer as vozes dos gestores da EJA a respeito do funcionamento dessa modalidade, durante o período de 2020 e 2021. Para tanto, efetivou-se entrevistas de tipo semiestruturada com quatro gestores pertencentes a rede estadual de ensino, cujas respostas foram transcritas e analisadas sob a orientação da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Compreende-se a EJA como direito, regulado normativamente e os estudos sobre gestão tem base em Lück (2009, 2013, 2015) e Libâneo (2015), entre outros. Como principais resultados destaca-se uma grande preocupação no que tange a manutenção do contato com os estudantes e a sua permanência na modalidade, já que as práticas pedagógicas passaram a envolver o ensino não presencial, por intermédio de ambientes virtuais de aprendizagem e as devolutivas de atividades impressas, como possibilidades. Em seus dizeres pairam necessidades, dificuldades e preocupações, mas também, alternativas por eles encontradas, visando dar conta das demandas desse momento.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Gestão Educacional, EJA na Pandemia.
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PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.68.05
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