PEDAGOGIAS DO CONSUMO E NARRATIVAS ORAIS: O QUE PENSAM, DIZEM E SENTEM OS SUJEITOS INFANTIS ESCOLARES
Resumo
As pedagogias do consumo têm operado de forma contundente sobre as experiências de si dos sujeitos infantis escolares, produzindo determinadas formas e posições-de-sujeito a partir das quais as crianças são convocadas a atuar. O objetivo deste artigo é destacar o que as crianças conhecem, sabem e reinterpretam da cultura do consumo por meio de suas narrativas orais. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em turmas de quarto e quinto ano de escolas municipais do estado do Rio Grande do Norte. Em linhas gerais, as narrativas orais das crianças revelaram a presença marcante das pedagogias do consumo intimamente ligadas ao dinheiro e às tecnologias, evidenciando uma compreensão dos mecanismos de consumo.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.09
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.