A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL
Resumo
Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformandoos em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtu
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.19
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.