DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Este artigo apresenta problematizações construídas a partir de uma pesquisa sobre os significados da docência em reportagens da mídia digital durante a pandemia de COVID-19. Fundamenta-se nos Estudos Culturais, em específico nas análises de inspiração Pós-Estruturalista, compreendendo o significado como cultural e socialmente produzido e a mídia como instância produtora de formas de comunicar e de sujeitos. A pesquisa foi operacionalizada a partir da busca on-line de notícias sobre professores(as) e ensino remoto, publicadas na internet entre junho e setembro de 2020. O exercício analítico empreendido levou à identificação de recorrências nos modos de significar a docência durante a pandemia, com destaque para a caracterização da atividade docente, realizada de forma emergencial e improvisada, como um exercício de reinvenção da identidade profissional e a representação da docência em tempos de distanciamento social a partir da ênfase no amor e no afeto.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.17
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.