LETRAMENTOS DIGITAIS E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Luciana Camargo de Carvalho

Resumo


Este artigo aborda o uso do celular nas aulas de Língua Portuguesa, amparado pela literatura sobre letramento digital e uma atividade com o emprego desse aparelho com alunos do 9º ano de uma escola pública. É parte de um estudo sobre letramento móvel, que se valeu de procedimentos de uma pesquisa-ação, com a coleta de dados a partir da observação, da aplicação da atividade e de informações quantitativas provenientes de um questionário. Como resultado, identificou-se que o celular pode se constituir como uma oportunidade ao educador para promover nos alunos o desenvolvimento da criticidade quanto ao uso dessa tecnologia e estimular habilidades ligadas aos letramentos digitais e ao ensino de Língua Portuguesa, preconizado pela BNCC.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.14

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.