NEOPROFESSOR: UM SUJEITO COM O MINDSET NEOLIBERAL

Maura Jeisper Fernandes Vieira, Liara Saldanha Brites, Rosane Machado Rollo, Cristianne Maria Famer Rocha

Resumo


O trabalho docente caminha a passos largos para o processo de plataformização, principalmente pelo assujeitamento no neoliberalismo como racionalidade. Neste contexto, este artigo é proveniente de um estudo de natureza exploratória, de abordagem qualitativa, está inserido na vertente pós-estruturalista com inspiração nas teorizações de Michel Foucault e tem por objetivo analisar os modos de produção de neoprofessores dentro de uma plataforma digital (online) de contratação direta de professores: a Superprof. Para isso, foram selecionados 39 anúncios de professores, disponíveis na plataforma Superprof e, a partir da seleção do corpus, emergiram categorias de análise que consideramos como constituidoras do neoprofessor.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.18

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