Youths and cultural pedagogies: lessons beyond school
Resumo
Resumo:
Este artigo busca discutir sobre conceitos que ampliam as noções de educação para além dos espaços escolares, focalizando nos jovens (que frequentam a escola) como os sujeitos envolvidos em práticas pedagógicas não institucionalizadas. Por meio de Revisão de Literatura, este trabalho problematiza a relação escola-cultura-juventudes, bem como apresenta alguns exemplos de trabalhos acadêmicos que demonstram a produtividade dos conceitos das Pedagogias Culturais. Para tanto, foram visitados textos com abordagens voltadas aos Estudos Culturais, juventudes e Pedagogias Culturais. Além disso, foram mapeadas 139 dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ulbra durante os anos de 2017-2022, pesquisas que orientaram seus estudos por meio das Pedagogias Culturais, sendo identificadas 36 pesquisas relacionadas a esse campo. Entre os 36 trabalhos, destacamos 14 pesquisas que envolviam diretamente as juventudes em suas análises, sendo possível categorizar esses 14 trabalhos em dois eixos: 1) Pedagogias Culturais nas Mídias Digitais e 2) Pedagogias Culturais nas Produções Textuais Impressas. O estudo concluiu ser fecunda a discussão que demonstra que os jovens são educados em diversos lugares além da escola, sendo de significativa importância que esta instituição estabeleça diálogo com as juventudes e suas experiências.
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PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.65.15
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