ENTRELAÇAMENTO ENTRE AS PEDAGOGIAS CULTURAIS E PEDAGOGIAS DO HORROR: LIÇÕES A PARTIR DA OBRA “A VIDA NÃO ME ASSUSTA”

Lucas Bitencourt Fortes, Gisele Massola

Resumo


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O artigo objetiva analisar as pedagogias presentes no livro A Vida Não Me Assusta, organizado por Sara Jane Boyers, que conta com o poema de mesmo nome da escritora Maya Angelou e com ilustrações do artista Jean-Michel Basquiat. Para tal, parte-se do campo dos Estudos Culturais pautando-se nos conceitos de pedagogia cultural (Camozzato, 2012) e de horror (Carroll, 1999). A metodologia fundamenta-se na análise cultural bem como na metodologia visual crítica. Compreende-se que com a expansão do que se entende como pedagógico, os livros possuem uma potencialidade no que tange a interpelar os sujeitos, sobretudo crianças e jovens, seja em um belo conto de fadas ou, no presente caso, no horror nas linhas e nas imagens de A Vida Não Me Assusta

Palavras-chave: Literatura; Horror; Estudos Culturais; Pedagogia Cultural.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.63.11

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