INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA

Kátia Maria Rodrigues Gomes, Carlos Alberto Batista Santos

Resumo


Este trabalho objetiva analisar as discussões presentes nas produções científicas em torno da Interculturalidade, com foco na Educação Escolar Indígena, para identificar quais as principais abordagens sobre a interculturalidade na educação escolar indígena presentes na literatura científica entre os anos de 2010 es 2020. Como metodologia da investigação, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática Qualitativa com buscas on-line na base de dados ERIC, Education Resources Information Center e Portal de Periódicos CAPES, sendo estabelecidas as estratégias de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão, a seleção dos estudos, a extração dos dados e análise dos resultados. Registrou-se inicialmente 3092 artigos, dos quais 49 foram submetidos à análise e discussão dos dados. Uma vasta rede de autores em diversos contextos institucionais, regionais e nacio­nais discutem a interculturalidade sinalizando suas inferências nas práticas educacionais indígenas.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.63.14

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