Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência

Paulo Vitor Monteiro, Mônica Knöpker

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou examinar a representação de ciência disseminada pela pedagogia cultural posta em operação pela série de animação Rick e Morty. Para alcançá-lo, tomamos como material empírico os episódios da 1ª temporada e os apreciamos a partir de contribuições teórico-metodológicas da produção foucaultiana sobre discurso. A análise empreendida possibilitou identificar que a série Rick e Morty propaga efeitos de verdade sobre o que é ciência através de enunciados recorrentes que não estão alinhados a discussões epistemológicas contemporâneas. Desse modo, ela contribui para a difusão de uma representação limitada de ciência que precisaria ser problematizada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.62.05

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.