Leitura na Educação Infantil: uma análise a partir de documentos oficiais

Flávia Brochetto Ramos, Patricia Marchesini, Cláudia Alquati Bisol

Resumo


O lugar da leitura e da literatura na Educação Infantil é indicado em documentos normativos. Este artigo apresenta uma análise sobre como a leitura literária é tratada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Escola de Educação Infantil. A análise foi realizada através de uma leitura exploratória para familiarização, buscando-se indicações acerca da leitura e educação infantil. Os resultados são apresentados contemplando inicialmente breve contextualização de cada documento, seguida de apresentação organizada por temas. Conclui-se que a leitura literária é tratada de modo incipiente na BNCC e no RCG, e não é contemplada no PPP da Escola em questão.  Ressalta-se a necessidade de maior reconhecimento e orientação sobre o acesso da criança pequena ao universo simbólico da literatura por parte dos documentos oficiais.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.24.58-10

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