O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos

Elaine Conte, Fernanda Roth da Costa, Bernadeth Vital Avelino Filha

Resumo


O estudo etnográfico tem como objetivo compreender o cotidiano escolar sob o ponto de vista dos acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura de Canoas/RS. Trata-se de uma investigação coletiva desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos de uma universidade comunitária. A partir de um roteiro preestabelecido, objetivou-se a análise do Projeto Político Pedagógico, do planejamento adotado pelos professores, bem como identificar os modelos educativos vigentes e as rotinas escolares. Com base nos relatos foi possível discutir as mudanças na práxis educativa por meio do engajamento e do reconhecimento dos contextos, rearticulando o ensino e a pesquisa ao exercício de formação profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29327/227811.24.57-8

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.