Práticas psico(corporais)ambientais na formação docente: conversa(ação) sistêmica com os tutores de desenvolvimento humano na educação das crianças

Eliane Lima Piske, Angela Adriane S. Bersch, Maria Angela Mattar Yunes, Narjara Mendes Garcia

Resumo


O foco desse artigo são as práticas mediadas e sensibilizadas corporal(mente) pela formação experiencial dos professores. O objetivo foi apresentar as contribuições das microintervenções experienciais na formação docente. O caráter qualitativo e experiencial foi a base metodológica da investigação. Para a análise dos dados foram utilizados os princípios da Teoria Fundamentada nos Dados associado ao software Atlas.Ti. Os principais resultados apontam que as microintervenções vivenciais na formação docente foram significativas e ressignificaram os acontecimentos e as relações por meio da imaginação e da criação a partir das ginásticas historiadas. Sendo assim, as práticas psico(corporais)ambientais foram importantes para a construção experiencial da formação docente como tutores de desenvolvimento na educação de crianças e conclusão da conversa(ação) sistêmica.


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DOI: https://doi.org/10.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.07

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