Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
Resumo
Este artigo objetiva avaliar a importância da leitura e dos multiletramentos em práticas escolares, além de realizar observações sobre as discussões e orientações presentes nos documentos e políticas públicas educacionais. Assim, realizou uma pesquisa de cunho bibliográfico, interpretativista e de caráter qualitativo, a partir de alguns referenciais teóricos como: Soares (2010), Kato (2010), Voloshinov (2013) Rojo e Moura (2012), Kleiman (1995) e Oliveira (1995). E, também , de documentos como a BNCC, PCN, PNE, PNLL, e as políticas educacionais como o PNA, PNLE, bem como a LDBEN. Como resultado obteve-se que a maioria dos guias educacionais orientam práticas de leitura para que os alunos desenvolvam habilidades de uso social da linguagem, ou seja, para que eles possam ser letrados e multiletrados.
Palavras-chave: Educação. Multiletramentos. Leitura. Guias educacionais.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.56-17
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.