Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais

Antonio Flávio Ferreira de Oliveira, Vanessa Garcia

Resumo


Este artigo objetiva avaliar a importância da leitura e dos multiletramentos em práticas escolares, além de realizar observações sobre as discussões e orientações presentes nos documentos e políticas públicas educacionais. Assim, realizou uma pesquisa de cunho bibliográfico, interpretativista e de caráter qualitativo, a partir de alguns referenciais teóricos como:  Soares (2010), Kato (2010), Voloshinov (2013) Rojo e Moura (2012), Kleiman (1995) e Oliveira (1995).   E, também , de documentos  como a BNCC, PCN, PNE, PNLL,  e as políticas educacionais como o PNA, PNLE, bem como a LDBEN. Como resultado obteve-se que a maioria dos guias educacionais orientam  práticas de leitura para que os alunos desenvolvam habilidades de uso social da linguagem, ou seja, para que eles possam ser letrados e multiletrados.

Palavras-chave: Educação. Multiletramentos.  Leitura. Guias educacionais.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.56-17

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