A linguagem no processo de construção e efetivação da atividade de estudo
Resumo
A Filosofia da Linguagem, sob a ótica de Volóchinov (2013, 2017) e Bakhtin (2016, 1997), postula que a linguagem não apenas é uma instância que constrói o que é o ser humano, a partir das interações sociais estabelecidas por este com o outro, como também ela se constrói por essa mesma dinâmica de usos que os falantes e escreventes fazem dela. Leontiev e seus seguidores aventaram a atividade de estudo, processo pelo qual se ampara na construção de aprendizagem e desenvolvimento a partir de conhecimentos histórico-culturalmente construídos. Este texto tem a finalidade de discutir o papel da linguagem no desenvolvimento da atividade de estudo e constrói-se por meio de revisão de literatura a partir das contribuições de Volóchinov, para a discussão sobre a linguagem, e de Vigotski, Leontiev, Davydov, sobretudo, para a atividade de estudo. Em tese, a conclusão a que se chega é que a atividade de estudo e linguagem são indissociáveis na medida em que esta é condição sine qua non para a construção e efetivação do conhecimento teórico do objeto/evento no âmbito educacional.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.56-14
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.