Representações de masculinidades nas campanhas de perfume Calvin Klein

Carlos Augusto Reinke, André Luiz Santos Silva, Claudia Schemes

Resumo


Este artigo realiza uma análise acerca das representações das masculinidades por meio do corpo como suporte e como um mecanismo codificador de padrões históricos, sociais e culturais e da moda como uma manifestação da cultura e como articuladora das relações simbólicas de representação de masculinidades. A partir de uma propaganda do perfume Obsession dos anos 1980, da marca Calvin Klein, e da metodologia de análise de imagens, proposta por Martine Joly, que diz que o discurso visual expresso em uma imagem é constituído da relação da mensagem plástica, icônica e linguística, realizamos algumas reflexões a respeito de como os corpos são representados em uma campanha publicitária. Concluímos que a campanha utiliza os ideais hegemônicos estabelecendo uma relação discursiva com o sujeito homem, valendo-se do seu desejo de incorporar determinados valores estéticos com a finalidade de atingir um processo de plenitude socialmente imposta para a masculinidade heteronormativa centrada em aspectos de força e virilidade fundamentadas pelos aspectos culturais dos anos 1980.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.24.57-12

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