Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso
Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da validez didática (SÉNÉCHAL e DOLZ, 2019) de um minicurso enquanto dispositivo de formação continuada de professores de Língua Portuguesa a partir da implementação de itinerários no ensino do gênero fábula. Nesse intento, lançamos aqui os seguintes questionamentos: 1) como o contexto particular de um evento científico permite desenvolver uma ação de formação continuada? 2) quais são os objetos de formação desenvolvidos no minicurso e como se articulam à temática de um evento científico? 3) quais são as sequências de atividades que contribuem na formação dos professores? Defendemos aqui a posição de que o conhecimento sobre a maneira de desenvolver os objetos da formação nas práticas efetivas permite compreender as prioridades atribuídas e analisar o trabalho do formador (DOLZ e GAGNON, 2018). Os resultados evidenciaram que, apesar da limitação do tempo pedagógico imposto pela formatação do evento científico, a fórmula de minicurso proposta foi uma oportunidade única de discutir conjuntamente sobre questões de aprendizagem de gêneros e de ensino com itinerários por meio de reflexões teóricas e de simulações de situações didáticas que contribuem para o desenvolvimento profissional do professor. Outrossim, o minicurso também se revelou um potencial dispositivo híbrido de formação continuada, dada a diversidade cultural e a dimensão territorial do Brasil.
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PDFDOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5956
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