Espanhol, presente! Discussão sobre o apagamento e a resistência do idioma em documentos oficiais

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Ana Karla Pereira de Miranda

Resumo


Este artigo tem por objetivo debater a importância das línguas adicionais na educação básica e o apagamento do Espanhol em vários documentos nacionais que regulam o ensino, como na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). O Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (MATO GROSSO DO SUL, 2019), por sua vez, contempla o ensino desse idioma do 1º ao 9º ano. Nesta pesquisa, de natureza documental, evidenciamos as contradições presentes na BNCC (BRASIL, 2018), no que tange a uma educação que favoreça o plurilinguismo, a interculturalidade e o respeito à diversidade, bem como ressaltamos os avanços do referido documento estadual (MATO GROSSO DO SUL, 2019) relacionados ao ensino de Espanhol.

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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5480

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