Da suspeição ao como fazer: expectativas de professores/as frente a um currículo por competências

Laura Habckost Dalla Zen, Ana Cristina Ghisleni

Resumo


O artigo discute as expectativas de professores frente à implantação da BNCC. Como elemento mobilizador, as autoras se valem de manifestações de alunos, coletados em uma atividade específica da Formação Pedagógica para Coordenadores Pedagógicos, oferecida pelo COMUNG às escolas da Rede Pública do Rio Grande do Sul. A partir das articulações empreendidas, é possível apontar: (i) uma suspeição no que se refere aos efeitos da BNCC na escola; (ii) e dúvidas e apreensões ligadas ao como fazer, em  especial no que diz respeito à organização de um ensino por competências. Identifica-se uma carência de discussões teórico-metodológicas sobre a temática, ainda que o conceito de competência seja tomado como fundamento pedagógico da BNCC.

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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5477

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