Gênero e sexualidades na educação superior: (des)construção de saberes das discentes de pedagogia em um centro universitário no centro-oeste de MG

Neiva Maria Rodrigues Silva, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Kleber Tüxen Carneiro, Bruno Adriano Rodrigues da Silva

Resumo


Trata-se de uma pesquisa cujo fito foi problematizar as experiências construídas pelas discentes do curso de Pedagogia em um Centro Universitário localizado no centro-oeste de Minas Gerais, por ocasião da inserção curricular da disciplina “Educação e Diversidades” no referido curso. A pesquisa assenta-se nos pressupostos qualitativos e fez uso de um diário de bordo na qualidade de instrumento de registro que constituiu o material empírico. As atividades foram desenvolvidas durante dois encontros e as narrativas produzidas foram tratadas sob o ponto de vista pós-crítico, com inspiração nos estudos de Dagmar Estermann Meyer e Marlucy Alves Paraíso. Constatamos que as problematizações proporcionadas às discentes contribuíram de modo significativo para desestabilizar certas crenças e representações, do mesmo modo que ampliou o cabedal de experiências formativas cujo teor abordou os processos educativos e suas interfaces com as relações de gênero e sexualidades.

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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5375

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