Juventude e participação: PEE/RJ como efeito da prática da política democrática
Resumo
Este artigo analisa o efeito da participação da juventude no Plano Estadual de Educação do Rio de Janeiro (RJ), em fase de construção. Consideramos que o movimento de ocupação no estado, ocorrido em 2016, atuou como cenário do exercício da democracia, na construção de demandas da juventude para a escola, reestruturando a pauta e a agenda política educacional do RJ, naquele período. Com autores que trazem para a cena democrática a prática da política e os jovens, indagamos sobre a tradução destas demandas no texto da política através do ciclo de políticas, como opção metodológica. Consideramos que o protagonismo juvenil que assumiu relevo no movimento ficou à margem no texto da minuta do plano.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-47-5032
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.