Visões preconceituosas e homofóbicas de estudantes do ensino médio

Francisco de Jesus Neves, Erika de Souza Batista, Gustavo Levandoski

Resumo


O presente estudo verificou a existência de situações de preconceito percebido por estudantes do ensino médio, que resultaram em ações homofóbicas em escolas públicas, através de um questionário composto por 30 itens em escala Likert de 5 pontos, os participantes informaram qual o seu grau de concordância ou de discordância sobre o aspecto de homofobia. A amostra foi composta por 204 estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública de ensino, no munícipio de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstraram que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying podem estar relacionados à questão da educação dos gêneros, e que, o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-22-4899

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