(Re)discutindo os contos de fadas e desconstruindo a visão da inocência

Elaine Silva Reis, Lidiane Reis Ferreira, Ana Dorziat

Resumo


Os contos de fadas, antigamente, eram restritos às esferas dos livros ou das rodas de conversa. Porém, atualmente, ganharam novas roupagens, passando a invadir a esfera midiática e publicitária. Para entender melhor o universo mágico e oculto dos contos de fadas, bem como a ideologia perpassada nos anúncios publicitários, estabelecemos como objetivo principal investigar os discursos presentes nos “contos de Melissa”, marcados pelo interdiscurso e pela intertextualidade com os contos de fadas tradicionais. Esses anúncios exploram recursos imagéticos vinculados ao campo da sexualidade para desconstruir a visão da inocência atrelada a personagens que, tradicionalmente, são representadas na sociedade como donzelas indefesas e ingênuas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-48-4859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.