A seguir, cenas do próximo capítulo: uma reflexão sobre o gênero literário novela na formação do leitor
Resumo
Resumo: Objetiva-se neste artigo problematizar o gênero novela, verificando como este se inscreve no território da produção literária juvenil. Para tanto, almeja-se refletir sobre a categorização desse gênero textual, definido de modo bastante irregular e heterogêneo, bem como sobre sua inserção nos livros didáticos contemporâneos de Língua Portuguesa. A título de ilustração do gênero novela, desenvolve-se uma proposta de leitura da obra Mais-que-perfeita adolescente, de Sylvia Orthof (2014), ilustrada por Elisabeth Teixeira, inclusa no PNLD Literário de 2018, destinado ao Ensino Médio. Em linhas gerais, propõe-se apresentar neste texto uma revisão bibliográfica em torno do gênero textual em questão, sinalizando a polêmica teórica instaurada, sua presença marginal nas escolas e suas potencialidades na formação do jovem leitor.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4820
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.