A abordagem CTS no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio no IFRR
Resumo
Esta pesquisa propõe analisar como é abordado os conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos componentes curriculares do Projeto Pedagógico (PPC) do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Para alcançar o proposto, fez-se um estudo teórico embasado nos autores que tratam sobre os conceitos de CTS, em seguida estudou-se sobre a legislação que rege a oferta de curso técnico integrado ao ensino médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) (2000). Após esses estudos, realizou-se uma análise do PPC do curso em questão, buscando visualizar se há inclusão dos conceitos de CTS no currículo e quais disciplinas e orientações metodológicas são utilizadas para abordar esses conceitos. Concluiu-se que o currículo do curso analisado, apesar de conter questões voltadas à formação de um sujeito crítico e com tomada de decisão consciente sobre a sua realidade, não apresenta de forma objetiva uma preocupação metodológica quanto ao fazer docente direcionado ao uso dos conceitos de CTS. Diante dessa realidade observada, sugerimos a criação de ações direcionadas a formação continuada dos professores com vistas a orientação e inclusão dos conceitos de CTS no currículo do curso.
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PDFDOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-46-4698
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