Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças

Viviane de Bona

Resumo


O artigo possui o objetivo de identificar os sentidos atribuídos à tecnologia e como a relação da criança com os artefatos tecnológicos é compreendida pela mesma. Para tanto, foram feitas entrevistas individuais fechadas com 45 crianças de 10 a 12 anos de idade. Durante a entrevista utilizou-se a associação livre, bem como a hierarquização das palavras associadas, entre outro, ao termo indutor: ‘tecnologia e criança’. Nesta hierarquização, deveriam escolher a palavra associada que seria a mais importante justificando essa escolha. Os resultados indicam que nas associações as crianças destacaram os aparelhos presentes no cotidiano infantil e a forma como os utilizam, representando o ‘ethos tecnológico’ incorporado em suas vivências.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-4543

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.