Juventudes contemporâneas: entre tecnicidades e os rituais da escola

Rita Cristine Basso Soares Severo, Thais Scheuer

Resumo


Este artigo discute sobre juventudes, tecnologias e escola e tem como objetivo analisar práticas juvenis que ocorrem nos espaços e tempos escolares problematizando as relações que se dão entre os jovens alunos e os rituais instituídos pela escola. Participaram da pesquisa um grupo de professoras e um grupo de estudantes do Ensino Médio de São Luiz Gonzaga – RS. Para a coleta de dados, utilizamos questionários, entrevistas, registros fotográficos e audiovisuais. O que percebemos previamente em nossas análises, é que a escola contemporânea não tem dialogado de forma concreta com os sujeitos jovens que nela transita, dificultando assim as relações entre os tempos juvenis e os tempos escolares.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-46-4537

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.