Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar

Helenice Mirabelli Cassino Ferreira, Dilton Ribeiro Couto Junior

Resumo


Fruto de pesquisa recentemente concluída, este texto discute a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar das juventudes contemporâneas. O trabalho foi desenvolvido através de oficinas realizadas com jovens de uma escola pública localizada na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa dialogou com os estudos da cibercultura, da geografia e das juventudes, com Mikhail Bakhtin se constituindo como principal interlocutor teórico-metodológico. Através de aparelhos celulares do tipo smartphone, os jovens elaboraram textos diversos sobre a cidade, escritos com os signos da hipermídia, apontando para o quanto os usos dos dispositivos móveis promovem novas situações de aprendizagem-ensino na interface com a cidade.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-4529

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.