Juventude e Acesso digital: Reflexões sobre o uso da internet por jovens estudantes do município de Belém.
Resumo
A internet configura-se como um dos principais meios de circulação de informação e de comunicação entre a sociedade. Contudo, nem todas as pessoas têm acesso à realidade virtual. O presente estudo tem por objetivo analisar o acesso e a inclusão digital de jovens estudantes de escolas públicas do município de Belém do Pará, destacando as relações que eles estabelecem com a internet. A pesquisa foi realizada em 10 escolas públicas deste município, possibilitando a composição de uma amostra aleatória de 658 jovens de ambos os sexos, com idades entre 14 e 24 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário Juventude Brasileira II, que é constituído de 77 questões. Os resultados mostraram um paradoxo entre o uso da internet pelos jovens e o contexto escolar, uma vez que 85% dos participantes afirmaram que não têm acesso à internet na escola, mas que a usam para fazer seus trabalhos escolares. Conclui-se que a exclusão digital é um elemento evidente principalmente na escola. Isso reflete um contexto maior de precarização da educação pública, uma vez que não estão disponíveis aos jovens um conjunto de estruturas necessárias à sua plena formação, tal como elementos referentes às tecnologias digitais.
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PDFDOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-3999
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