O processo produtivo de construção “natureza”: análise de um vídeo publicitário dos produtos Natura Ekos

Thaís Presa Martins, Nádia Geisa Silveira de Souza

Resumo


Hoje, ao integrar a noção de “natureza”, o conceito de biodiversidade apresenta caráter estratégico, pois alia aspectos que interessam a diferentes instâncias: sociais, políticas, econômicas, científicas e ambientalistas. A publicidade vale-se de discursos sobre a biodiversidade como artifícios para vender, ensinando “verdades” sobre a “natureza”. Analisou-se como e de que lugar um vídeo de Natura Ekos fala sobre a biodiversidade amazônica, para promover o sistema capitalista sustentável. O estudo pautou-se pelos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A campanha reforça a identificação dos consumidores com a Natura, ensinando como devem agir em relação à “natureza” e por qual sistema produtivo devem optar ao consumir. 


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-19-41-2699

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