Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco

Silvia Helena Vieira Cruz, Celiane Oliveira dos Santos

Resumo


Várias pesquisas têm indicado que muitas crianças que frequentam a Educação Infantil não estão satisfeitas com a sua experiência escolar: a rotina é percebida como marcada pela repetição da mesma atividade da qual não gostam, a “tarefa”, e boa parte prefere ficar em casa. É bastante evidente que atribuem grande valor à brincadeira, aos brinquedos e às oportunidades para interagir com os amigos. Nesse contexto, destacamos uma pesquisa (SANTOS, 2015) que possibilitou a escuta de crianças sobre o recreio e discutimos as perspectivas delas acerca desse tema procurando entender a grande distância entre estas e a visão dos adultos, bastante impregnada pela ideia de pré-escola enquanto preparação para o ingresso no Ensino Fundamental.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.