Cartografia literária: Os contos latino-americanos tradicionais no processo de constituição da autoria de textos literários
Resumo
O presente estudo teve por objetivo desenvolver a constituição autora de textos literários em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Frutal, estado de Minas Gerais, por meio do ensino de sequências didáticas que abordaram os elementos constituintes do conto maravilhoso, tendo como corpus contos maravilhosos latino-americanos. Os contos escolhidos tiveram como finalidade que os alunos se apropriassem da escrita de contos com foco no maravilhoso como recurso para desenvolverem a autoria de seus textos. A análise dos dados aponta indícios de que o ensino dos atos de escrita por meio de gêneros textuais contribui para a constituição autora dos alunos. Os elementos da natureza, entre eles a água, foram empregados para sinalizar caminhos que ligam países e povos do continente latino-americano.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.