Os direitos de aprendizagem da leitura e escrita da criança e a formação linguística do professor alfabetizador

Mariléia Silva dos Reis

Resumo


Os direitos de aprendizagem da leitura e escrita da criança estão firmados no eixo linguístico da alfabetização, nas séries iniciais, no que diz respeito à apropriação do sistema alfabético do português do Brasil e à consciência fonológica do alfabetizando em todo o processo.  Neste artigo, abordamos a importância da formação linguística (e psicolinguística) do professor alfabetizador, para uma atuação mais promissora no ensino e aprendizagem iniciais da leitura para o letramento e cidadania de crianças no ciclo da infância (do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental). Entendemos que, para o exercício pleno das práticas sociais da leitura e escrita que circulam socialmente, “ensinar a decodificar e ler com fluência é a forma mais eficaz de preparar a criança para desenvolver vocabulário e compreensão de textos” (MORAIS, 2003, p. 48). Com base em SCLIAR CABRAL (2003a; b), abordamos os princípios do sistema alfabético do Português do Brasil e a importância da consciência fonológica nas práticas de ensino inicial da leitura. Analisamos o desempenho de 42 professores alfabetizadores da rede municipal de Itabaiana/SE e os resultados evidenciam que a formação linguística destes profissionais para atender às séries iniciais precisa ser melhorada: caso contrário, os direitos de aprendizagem da criança  deixarão de ser assegurados na sua plenitude, o que poderá elevar (ainda mais) o índice do analfabetismo funcional no país.


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