MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELAS PROFESSORAS DAS ESCOLAS DO CAMPO NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990, NO ESTADO DE MATO GROSSO
Resumo
Este texto aborda os recursos e materiais didáticos utilizados pelas professoras das escolas do campo do estado de Mato Grosso, nas décadas de 1980 e 1990. Tem como objetivo caracterizar a forma de organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e os tipos de materiais e recursos didáticos utilizados no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; identificar técnicas e estratégias de ensino utilizadas, e expor as principais dificuldades encontradas pelos professores na realização do trabalho docente. Este estudo foi realizado através de uma abordagem de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada, realizada com vinte e cinco professores que atuaram nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste, do Estado de Mato Grosso, que se interessaram e dispuseram participar. O nosso referencial teórico sustenta-se em autores tais como: Almeida (2006), Arroyo (2004; 2006) Caldart (2009), Chizzotti (1998), Garrido (2007), Hage (2006), Machado (2009), Molina; Freitas (2011), Moraes (2011), Pinheiro (2011), Rocha (2010) e Therrien (1991). Os resultados dessa pesquisa apontam que embora houvesse dificuldades para a realização do trabalho pedagógico, podemos perceber que os professores e professoras entrevistados sempre buscavam meios capazes de promover e garantir um ensino de boa qualidade nas unidades escolares em que atuavam. Portanto, este estudo serviu para um melhor entendimento das questões inerentes à educação no e do campo, e espera-se que possa desencadear novas discussões que permitam uma maior percepção a respeito do processo educacional existente nesse espaço rural.