PERCEPÇÕES SOBRE AFETIVIDADE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DA PSICOPEDAGOGIA

Fernada Castro, Rosane Cardoso Pereira

Resumo


Este trabalho discorre sobre afetividade no contexto da educação nas séries iniciais do ensino fundamental. A tarefa de todo educador é a formação de educandos felizes e equilibrados. Nossa proposta enquanto profissional da educação é a reflexão sobre a importância do papel do educador para possibilitar ao aluno um desenvolvimento afetivo sadio, que leve a construção de uma personalidade autônoma, atuante como sujeito de si mesmo, na construção de sua identidade, valores, controle da impulsividade e a linguagem. Os vínculos familiares é o principal processo educacional e é á base do desenvolvimento social. Nesse sentido, a psicopedagogia tem como prioridade o sujeito que aprende, é a inter-relação entre o sujeito desejante e o sujeito aprendente que constrói sua aprendizagem e reconhece na afetividade sua subjetividade. Essas dificuldades de aprendizagem tem a princípio uma motivação de ordem afetiva que nos direciona a mediação dos afetos nos processos de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.21115/cinter.v11i3.3959

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