AS BRINCADEIRAS DE RODA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Lilian Souza do Nascimento, Glauber Bedini de Jesus

Resumo


@font-face { font-family: "Verdana"; }p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 0.0001pt; font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman"; }div.Section1 { page: Section1; }

Atualmente, pouco se ouve falar a respeito de brincadeiras de roda e brincadeiras cantadas, elementos que há algum tempo atrás eram amplamente conhecidos pela sociedade e também entendidos como conteúdos relevantes de serem desenvolvidos no âmbito escolar, principalmente nas séries iniciais do ensino básico. Compreender a importância de seus usos na escola, pela Educação Física, assim como entender algumas de suas possibilidades se faz importante para uma retomada de seu trato junto às aulas, já que trazem consigo características importantes no desenvolvimento dos alunos. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar a importância e as principais características das brincadeiras de roda como elemento a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física na escola. Para a consecução do objetivo supracitado, utilizou-se como estratégia metodológica o levantamento de revisão bibliográfica em produções junto à área de conhecimento da Educação Física. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental, um dos blocos de conteúdo a serem tratados nas aulas de Educação Física escolar são as atividades rítmicas e expressivas. Este documento, da mesma forma, explicita algumas atividades de serem desenvolvidas dentro desse bloco de conteúdos, dentre elas destacamos as brincadeiras cantadas ou brincadeiras de roda, que são atividades que têm como características a sua realização de forma coletiva, assim como a presença de gestos rítmicos e dinâmicos. Segundo Pimentel (2003) essas atividades são bastante antigas, podendo ser consideradas como a interpretação infantil das danças circulares sagradas. Além disso, muitas dessas brincadeiras de roda ainda podem ser caracterizadas como formas de expressão do corpo humano e que possuem forte ligação com a integração da questão cultural e do folclore e que associam a música e movimento para sua materialização. As brincadeiras de roda estão presentes entre as tradições orais de inúmeras culturas. No Brasil, fazem parte do folclore brasileiro, incorporando elementos das culturas Africana, Européia (principalmente portuguesa e espanhola) e da Índia. Tais manifestações dificilmente mantém suas características de origem, devido às diversas transformações pelas quais suas letras e melodias passaram, seja pela dificuldade do idioma original, seja pela assimilação das características locais ou ainda pelo esquecimento e releitura característica da transmissão informal, realizada pela cultura oral. Quando tais atividades são vivenciadas pelas crianças, é possível observarmos sinais de satisfação, de alegria, risos e certa excitação, porém outros componentes se fazem presentes e relevantes. De acordo com alguns autores, tais atividades proporcionam a conjugação do mundo da fantasia com o da realidade, transitando livremente de uma situação a outra, possibilitando assim, a expansão da criatividade, o fortalecimento da sociabilidade e o estímulo da liberdade. Dessa forma, é possível perceber que o trato das brincadeiras de roda ou brincadeiras cantadas proporcionam momentos em que se estabelece uma relação não só de comunicação e expressão entre os corpos envolvidos, como também possibilita o desenvolvimento do conhecimento dos elementos culturalmente produzidos pela sociedade, dando espaço para seu reconhecimento, interpretação e apreciação, elementos importantes para o desenvolvimento de uma autonomia do pensar e do agir. Contudo, se verificamos a contribuição que as brincadeiras de roda e as brincadeiras cantadas podem realizar junto ao contexto educacional, porque tal conteúdo atualmente vem sendo cada vez menos tratado nas escolas? Será que outros conteúdos vêm sendo propostos para o desenvolvimento de capacidades e habilidades tão caras ao alunos, ou de fato estamos negligenciando-as?

 

Palavras-chave: Brincadeiras de roda. Folclore. Educação Física.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.