POSICIONAMENTO DOS PAIS E PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO COMPORTAMENTO E RELACIONAMENTO DOS FILHOS NA ESCOLA
Resumo
Nas últimas décadas houve um crescimento elevado do processo tecnológico, fazendo com que praticamente todos os dias, surjam novos aparelhos eletrônicos, assim como celulares, computadores com diversas funções e cada vez maior capacidade de armazenamento e processamento. Conjuntamente, temos o aparecimento e o desenvolvimento dos jogos eletrônicos, que com toda essa evolução tecnológica, estão cada vez mais atrativos, podendo serem jogados a qualquer hora e em qualquer lugar, ou seja, eles estão cada vez mais acessíveis à grande parte da população. Esta pesquisa teve por objetivo verificar o posicionamento dos pais e professores em relação a influência dos jogos eletrônicos sobre a socialização e comportamento das crianças no ambiente escolar no município de Ouro Preto do Oeste no Estado de Rondônia. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a aplicação de um questionário com questões abertas onde foram entrevistadas 25 pessoas entre pais e professores, evitando a distorção das informações e interpretando-as de maneira qualitativa. Na tabulação dos dados foi possível verificar que 75% dos entrevistados entendem os jogos eletrônicos sendo um tipo de jogo onde a pessoa interage através de um aparelho eletrônico, como o vídeo game, o celular ou o computador. 70% dos pais permitem que os filhos joguem, porém com um certo controle sobre o tipo de jogo utilizado. Todos concordaram que os jogos eletrônicos afetam a socialização da criança na escola, justificando que a criança por estar tão ligada ao jogo passa a buscar por amigos que gostam desses jogos, deixando os que não gostam de lado. 85% dos entrevistados concordam que os jogos de luta e que possuem tiroteio, enfim, jogos que têm características violentas, tornam a criança mais agressiva, ainda apontando que elas aprendem nos jogos a resolver os conflitos a partir da violência sem a possibilidade do uso do diálogo, refletindo diretamente na formação do caráter dessa criança. 64% acreditam que os jogos eletrônicos afetam o desempenho escolar da criança, justificando que elas “viciam” de tal maneira, que querem jogar o tempo todo, não cumprindo com os deveres escolares e enquanto estão na escola, se mostram desatentas causando dificuldades na aprendizagem. Portanto, foi possível concluir que a grande maioria dos pais autoriza seus filhos a terem acesso aos jogos eletrônicos, porém, tanto os pais quanto os professores concordam que os jogos eletrônicos prejudicam a socialização da criança, tendem a deixar as criança mais violentas e afetam, em alguns casos, a aprendizagem da criança na escola. Esse posicionamento, dos pais e professores, nos leva a realizar algumas reflexões. Até que ponto tais posicionamentos realmente acontecem na prática? Será que os jogos eletrônicos não proporcionam desenvolvimentos também positivos? De que forma os pais e os professores poderiam lhe dar com tal ferramenta, já que essa se mostra cada vez mais presente na vida de seus filhos e alunos? Acreditamos que tais questionamentos sejam importantes para que possamos avançar nas discussões a respeito da inserção de novas tecnologias junto ao processo educacional.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos. Pais. Escola.
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