Assistencia de Enfermagem à criança hospitalizada através do lúdico.

Ludimila Celestino Ferreira, Patricia Mara da Silva, Denise Cheavegatti

Resumo


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A assistência de enfermagem a criança hospitalizada é uma ação que engloba não apenas o tratamento da enfermidade na criança, mas também as necessidades biopsicossociais geradas pela dinâmica da hospitalização, onde é necessário ter uma visão total da mesma, reconhecendo a sua capacidade de pensar e agir, alem de considerar os valores, crenças e a cultura em que esta inserida. Um dos pontos a ser considerado no processo de internação da criança é a sua relação com a estrutura familiar, pois a hospitalização afasta do seu cotidiano gerando insegurança e sofrimento físico em relação aos procedimentos terapêuticos dolorosos e ao tratamento. Nesse processo o lúdico pode ser usado como importante estratégia do cuidado em enfermagem, pois sua associação com a arte de cuidar facilita manifestações de afeto e carinho, tornando a internação mais humanizada, alegre, possibilitando trocas, obtendo assim uma melhor forma de lidar com a hospitalização e também de obter resultados. Este estudo tem como objetivo de compreender e traçar um perfil de assistência de Enfermagem a criança hospitalizada através de atividades lúdicas. Foi utilizado o método de revisão de literatura na base de dados LILACS (Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) no mês de agosto d 2010, utilizando o descritor “assistência de enfermagem” o limite “humanos criança” sendo publicações dos últimos 5 anos. Resultando em 48 publicações entre artigos, teses em português, textos em línguas estrangeiras. Foram excluídas as publicações em outras línguas, e aquelas que não permitiam acesso gratuito ao conceito na integra e as que não abordavam a lúdicoterapia. Com base nestes critérios foram analisadas 09 publicações sendo lidas rigorosamente e organizada em tabelas para apresentação dos resultados. Nota-se a importância do enfermeiro em desenvolver atividades de promoção e recuperação da saúde com crianças internadas, através do lúdico, contribuindo para a humanização e o enriquecimento do ambiente hospitalar. Conclui-se que a lúdicoterapia pode ser inserida pelos enfermeiros como uma ferramenta de educação, orientação e promoção em saúde, diversificando a assistência à criança hospitalizada, minimizando os medos, e tensão da dor, e possibilitando o envolvimento e a integração dos profissionais de saúde com a criança, valorizando o processo de desenvolvimento infantil, abrindo espaço para a fantasia, o riso, a alegria e a apropriação do cotidiano hospitalar.

 

 

Palavras chaves: Lúdicoterapia, Assistência de Enfermagem, Criança.

 

 

 

 

 

 


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