Relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores da rede pública do ensino infantil e fundamental DOI https://doi.org/10.29327/226091.55.2-4

Cibelli Aparecida Kaplun, Braulio Henrique Magnani Branco, Regiane da Silva Macuch, Rose Mari Bennemann

Resumo


O presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores que atuam em escolas da rede pública em um município da região norte do PR/Brasil. O estudo foi de natureza aplicada, analítica e transversal.O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal e a obesidade abdominal pela circunferência da cintura. O Medical Outcomes Short-Form Health Survey-SF-36 determinou a autopercepção de saúde e o Beck Depression Inventory-BDI,a saúde mental. Participaram do estudo 100 professores, desses 60% estavam acima do peso e 66% apresentaram obesidade abdominal. O domínio de SF – 36 que apresentou menor escore foi vitalidade (65,55) e estado geral de saúde (70,02), os domínios com maiores escores foram capacidade funcional (83,00) e aspectos sociais (78,50). Pode-se constatar que os educadores necessitam de estratégias e programas voltados para a promoção da saúde no local de trabalho.

Palavras-chave


Promoção da saúde; Professor; Estado nutricional

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ISSN: 1981-1330